"Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum." (1 Cor 12, 4-7)

Ministros extraordinários da comunhão
Os ministros extraordinários da Comunhão são leigos, escolhidos pelo pároco e mandatados pelo bispo, para auxiliarem os ministros ordinários, isto é, habituais (diácono, padre, ou bispo) na distribuição do Sagrado Sacramento da Eucaristia. Estão particularmente vocacionados para a distribuição da comunhão aos doentes que não se podem deslocar à igreja e para auxiliar o sacerdote na distribuição da Eucaristia durante a missa. Em Milfontes, os ministros da comunhão são seis, três homens e três mulheres.

Acólitos
Especialmente vocacionados para o serviço do altar, os acólitos são rapazes leigos que auxiliam o celebrante durante as acções litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Em média o grupo de acólitos é constituído por quatro elementos.

Leitores
Em Milfontes o grupo dos leitores é constituído por um conjunto de leigos não ordenados escalados para proclamar a Palavra de Deus nas várias celebrações litúrgicas.

Coro litúrgico
Existe um grupo de coro litúrgico na Paróquia que animam as celebrações dominicais das 11.30 e dos dias santos em que a missa é celebrada na Igreja nova.
O coro é dirigido por Sérgio e Alice Bernardo e ensaia semanalmente, às sextas-feiras pelas 21h na Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Catequese/catequistas
Os catequistas têm a grande importância de missão de transmitir a Verdade da Fé às nossas crianças. A paróquia de Milfontes tem a Catequese aos domingos às 10,30h na Igreja Nossa Senhora de Fátima e um grupo ao sábado. Esta paróquia desenvolve a sua missão catequética no centro paroquial que fica anexo á Igreja nova. Actualmente frequenta a catequese paroquial um grupo de cerca de 100 crianças/jovens e adultos e cerca de 10 catequistas.

Agrupamento 0938 dos Escuteiros de Milfontes

Simbolo dos escuteiros

Simbolo dos escuteiros

É a maior Organização de Juventude de Portugal. É um movimento da igreja católica sem fins lucrativos, destinada à formação integral de jovens, com base no método criado por Robert Baden-Powell e no voluntariado dos seus membros. O chefe de agrupamento dos Escuteiros de Milfontes é o Chefe Paulo Oliveira. As inscrições podem ser feitas na da sede do agrupamento, que se situa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça. Este Agrupamento já celebrou as suas bodas de Prata (25 anos de actividade e das primeiras promessas) em dezembro de 2015.

 

Caminho Neocatecumenal
O caminho Neocatecumenal é um itinerário de formação cristã, cujo objectivo consiste em abrir um caminho espiritual concreto de iniciação, renovação e valorização do sacramento baptismal, que permita ao catecúmeno descobrir o significado concreto de ser cristão.
As comunidades reúnem-se semanalmente às 21H00 no Salão Paroquial para a Celebração da Palavra às Terças-feiras e para a Celebração da Eucaristia aos Sábados às 21.30 horas.
Os membros podem integra-se numa comunidade após uma formação catequética para adultos, devidamente informada pela paróquia. Actualmente existem na paróquia duas comunidades.

Grupo Cáritas de Milfontes
“A Cáritas é uma instância típica e oficial da Igreja para a promoção da sua acção social” (Instrução Pastoral.-CEP) A Cáritas Diocesana, criada e orientada pelo Bispo da Diocese existe para sinalizar e fomentar o exercício da caridade cristã. Ela é a face visível da Igreja na sua opção preferencial pelos mais pobres.
O grupo Cáritas de Milfontes auxilia diversas pessoas necessitadas da comunidade, tendo por suporte um grupo de voluntários da paróquia.
Este grupo reúne-se todas as primeiras sextas-feiras de cada mês para avaliar as situações e a ação desenvolvida e a desenvolver em prole dos mais necessitados.