Outras celebrações litúrgicas/devoções:

Costuma reunir-se um pequeno grupo de adoração ao Santíssimo Sacramento ás quintas-feiras na igreja nova, que é orientado por uma catequista de adultos e ministra da comunhão.

Fazemos uma celebração comunitária de adoração ao Santíssimo Sacramento na Semana Santa, na Semana das Vocações e na Semana dos Seminários.

Existe ainda um grupo de pessoas que fizeram a consagração a Nossa Senhora, impulsionado pelos Servos de Maria do Coração de Jesus, que se reúnem todos os dias 13 para rezarem o Terço, normalmente fazem esta celebração mariana na Igreja Nova.

Apenas existe na comunidade a oração de Laudes e Vésperas na Semana Santa, apesar de um grupo significativo de irmãos do Caminho Neocatecumenal o fazerem individualmente ou em família.

 

Contabilidade paroquial:

A paróquia tem constituída uma comissão que se denomina Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Vila Nova de Milfontes, que reúne sempre que existe algum assunto relevante na vida paroquial. Existe contabilidade organizada e é feito um relatório de contas anual que é afixado durante algum tempo na paróquia e é enviado ao ecónomo diocesano.

 

Prática religiosa habitual:

Nesta comunidade existe um número significativo de pessoas não baptizadas. Apesar de existir uma comunidade significativa de praticantes, esta fica muitos aquém do desejado tendo em conta o número de residentes. Por ser uma localidade de veraneio, na época balnear existe uma prática religiosa bastante significativa, assim como em determinados fins-de-semana prolongados em que as pessoas que tem casa nesta localidade costumam vir passar esse período.

 

Prática religiosa a nível de sacramentos/sacramentais:

Nesta comunidade existem livros de registos de baptismo desde o ano de 1911; de matrimónio existem a partir de 1930 e Óbidos existem a partir de 1921.Existem também alguns livros de registo de Crismas.

Em relação a alguns anos os registos apresentam algumas lacunas e não estarão completos, tendo em conta algumas solicitações de certidões, pois muitos sacramentos foram efectuados aos jovens da colónia balnear e nem todos terão sido registados.

 

 

Pastoral da Caridade:

A pastoral da caridade é desenvolvida pelo grupo Cáritas de Milfontes que conta com cerca de dez voluntários. Alguns Ministros Extraordinários da Comunhão também desenvolvem uma acção caritativa junto de alguns doentes e pessoas idosas isoladas, fazendo visitas e fomentando a oração e, muitas vezes preparando o terreno para uma visita posterior do pároco ou em ordem à administração dos sacramentos.

 

Pastoral catequética:

Esta paróquia desenvolve a sua missão catequética no centro paroquial que fica anexo á Igreja nova. Actualmente frequenta a catequese paroquial um grupo de cerca de 100 crianças/jovens e adultos e cerca de 10 catequistas. Há ainda a salientar que nesta  paróquia existe um grupo de catequistas do Caminho Neocatecumenal que desenvolve também a sua missão catequética no centro paroquial a  um grupo de jovens e adultos.

 

Caracterização populacional da paróquia:

Esta paróquia sofre das influências próprias das localidades do litoral, onde existe muita indiferença em relação á igreja e às pessoas em geral e conta com inúmeras famílias desagregadas e um grande número de famílias em união de facto.

Em relação aos cristãos praticantes verifica-se também um ambiente de uma certa indiferença. Por ser uma localidade com pessoas dos mais variados lugares, não existe uma identidade local e um ambiente agregador que se verifica em localidades do interior onde a maior parte das pessoas é local.

Nesta localidade existe um grupo signifitavivo de imigrantes proveniente da Ucránia, Índia, Nepal, Bulgária, Roménia e de outros países que na sua maioria trabalham em empresas dentro e fora dos limites da freguesia. Existe um grupo significativo de indianos católicos praticantes nesta paróquia.

Existe também um grupo significativo de pessoas desta comunidade que está emigrado em outros países, nomeadamente na europa, vindo de férias nas épocas festivas e de veraneio e que aproveitam as férias para a realização de alguns sacramentos, nomeadamente o casamento e o baptismo dos filhos.

 

Relacionamento da paróquia com as  instituições civis:

O relacionamento da paróquia com as  instituições civis é salutar e são realizadas algumas atividades em parceria.Com frequencia somos contactados para em conjunto serem desenvolvidas atividades em prol do bem comunitário. Para as  instituições civis a igreja não é indiferente e tem um espaço que é reconhecido pela população em geral.

Outras confissões religiosas:

Nesta localidade existe a Igreja Evangélica, a Igreja Maná e as Testemunhas de Jeová que tem reuniões/celebrações nas suas instalações. Não existe qualquer relacionamento entre Igrejas e não existiu ainda qualquer iniciativa de diálogo ecuménico ou inter-religioso.

Avaliação global da paróquia:

Esta paróquia apesar de sofrer das influências próprias das localidades do litoral, onde existe muita indiferença em relação á igreja e às pessoas em geral, conta com um grupo significativo de cristãos que têm ajudado muito na evangelização e a incutir nas inúmeras famílias desagregadas e nas famílias em união de facto uma tranformação no modo de viver e celebrar a fé, para isso tem contribuído o Caminho Neocatecumenal e os outros grupos da paróquia.

Em relação aos cristãos praticantes verifica-se uma grande preocupação no quebrar as barreiras da indiferença. Muito caminho já foi percorrido mas existe muito mais a percorrer.